Entre a Fé e a Política: O Papel social da distribuição de peixes em Itabuna durante a Semana Santa

por Andreyver Lima – A distribuição de peixes pela Prefeitura de Itabuna na Semana Santa é uma tradição que chegou a ser interrompida em outras gestões. A iniciativa, que alcança milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, carrega um forte simbolismo, refletindo a importância da política de assistência social.

Em 2022, a prefeitura entregou 40 mil quilos de peixe e outros kits para famílias em vulnerabilidade social

A ação, promovida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), distribuirá este ano 22.500 famílias em situação de vulnerabilidade social receberão 45 mil quilos de peixes tipo Corvina, acompanhados de itens essenciais da cesta básica. Essa entrega que é um gesto de solidariedade; é também uma estratégia que aproxima a gestão da população.

O impacto social da distribuição de alimentos não pode ser ignorado. Famílias que muitas das quais dependem de programas sociais, encontram na iniciativa uma forma de amenizar as dificuldades diárias e renovar a fé.

Durante a pandemia, o gesto de fé e humanidade renovou as expectativas e gerou um sentimento de gratidão, sendo comemorada nos bairros mais carentes.

Outro ponto a ser destacado é a percepção da opinião pública sobre essa política. Para muitos, a entrega dos peixes é vista como um compromisso do governo municipal com os mais necessitados. Contudo, para os gestores, essa ação pode se transformar em um importante ativo político, especialmente em um cenário de forte demanda por políticas sociais junto à população.

No final das contas, enquanto a fé inspira, a política bem aplicada capitaliza as melhores oportunidades.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário